Português

Manifesto em defesa das Universidades Federais brasileiras


O Brasil possui um sistema de universidades públicas federais que oferecem acesso gratuito à população ao Ensino Superior para cursar graduação, mestrado e doutorado. Esse sistema educacional também dispõe de ações afirmativas para o acesso de estudantes de baixa renda, escolas públicas, pessoas negras e indígenas e pessoas com deficiência. A reserva de vagas via cotas é uma política pública que atinge diretamente a vida de muitos indivíduos, pois, muitas dessas pessoas são as primeiras de suas famílias a ter acesso ao Ensino Superior e a melhores condições materiais de vida. Cumpre lembrar que tais políticas de ações afirmativas são fruto da luta dos movimentos negros e indígenas por acesso e direitos devido ao histórico colonial de exploração e escravidão, que resultou em desigualdades estruturais e raciais que se mantém até os dias atuais.

O governo fascista do Presidente Jair Bolsonaro tem feito diversos cortes no orçamento público, além de desmontes em outros setores estatais, ressaltando também que o nosso cenário hoje é o de epicentro da pandemia mundial de COVID-19. A pandemia, no entanto, não é o único problema para o retorno das aulas presenciais. A avaliação é de que mesmo se toda a população brasileira estivesse vacinada, muitas universidades federais não conseguiriam abrir por falta de verba para as contas básicas como água, luz, segurança e manutenção em geral, bem como para as bolsas e programas de acesso e permanência estudantil.

Conforme comentam os reitores do Instituto e das Universidades Federais paulistas, “o orçamento das universidades federais em 2014 foi de R$ 7,4 bilhões. Supondo a correção apenas pela inflação, a expectativa para 2021 seria de R$ 10,4 bilhões, mas a realidade é de R$ 4,5 bilhões. No caso dos institutos, voltou-se em 2021 aos patamares de 2010, quando o número de estudantes era metade do atual.”

Pedimos o apoio de vocês através da assinatura com nome completo, instituição, cidade e país, campo de trabalho/pesquisa, e-mail para que possamos divulgar e fazer pressão no governo contra os cortes, em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade!

Lançamos esse manifesto lembrando do apoio aos perseguidos políticos durante os anos de ditadura civil-militar no Brasil (1964/1985), tal como a solidariedade internacional aos mortos pela COVID-19, as manifestações contra o genocídio negro nas favelas brasileiras, a luta em defesa da Amazônia e da indignação e busca por justiça pelo assassinato de Marielle Franco!

Nossa luta se soma também a essas!

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O MANIFESTO!

#FORABOLSONARO